Bem-estar inicia a nossa conversa!!

Bem Estar não é somente adquirido através de plenas condições financeiras ou realização profissional, de plenos tratamentos alopáticos de saúde, extremamente especializados e de última geração, de intelecto ou completa razão.
Não, o bem-estar se adquire através de uma completa consciência e conhecimento do prórpio corpo e mente.
Bem-Estar, se faz com cuidado e atenção aos sinais que nossa inteligência divina expressa e que muitas vezes, por desconhecimento ou desatenção, nem os percebemos. As práticas orientais em sua essência, em especial a indiana e a chinesa, trazem o verdadeiro controle novamente ao indivíduo, fazendo com que este, desperte para si mesmo e se reassuma.
Tendo como coração deste blog, a Ayurveda “Ciência da Vida Longa”, que entende o indivíduo como um ser único e divino, formado por corpo físico, mente e consciência, sendo essas
três substâncias interligadas e se influenciando mutuamente na construção do todo, que é único e está em constante busca de evolução, a Ayurveda propõe uma reintegração do indivíduo com a natureza que é rica, generosa e inteligente.
Quando você percebe o seu real propósito e a sua natureza divina, o seu “plano de vida” se torna uma tarefa gloriosa e não uma “luta diária”, sendo necessário dedicar menos energia para colocá-lo em prática. Assim, inspire-se e encoraje-se e siga em frente acompanhando este blog!!! E sempre, Namastê!!


quarta-feira, 10 de março de 2010

Aspectos Atuais da Aplicação da Dieta da Takata e o Reiki

Pré-projeto apresentado à comissão de orientação do Instituto Hóben Lótus como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre e Terapeuta Reiki.
Resumo

Este estudo fará uma abordagem entre reiki e alimentação, mostrando a relação existente entre as bases teóricas da conhecida “Dieta da Takata” com as práticas recomendadas atualmente de alimentação. Trará um maior entendimento entre os princípios da aplicação de reiki e a orientação alimentar realizada por esta grande disseminadora do reiki no Ocidente.
Objetivos
• Conhecer a aplicação e realizar levantamento bibliográfico do conceito de “Dieta da Takata”;
• Relacionar as aplicações da “Dieta da Takata” com bases teóricas da prática da nutrição atual;
• Elaborar bases alimentares para a “Dieta do Reiki” embasada nas pesquisas teóricas realizadas no atual levantamento da “Dieta da Takata” com as práticas e experiências profissionais da autora deste estudo.
Introdução
Nos últimos anos o Reiki se propagou com muita rapidez por diversos países do mundo. Por meio deste processo, a necessidade de cura, harmonia, amor e fraternidade em nosso planeta poderá ser atenuada.
O Reiki ajuda e acelera a evolução do indivíduo receptor, mostrando-lhe suavemente e na medida certa a transformação através do amor. Geralmente esta evolução é um processo gradativo, dependendo exclusivamente da necessidade e disposição do receptor. A evolução consciencial é movida pela abertura e interesse do indivíduo no seu crescimento, ainda que o fator “interesse” seja inerente a todos. Diferenças originam-se na forma como a pessoa leva a vida, se as suas ambições são dirigidas para a vida externa ou mais para dentro, para o seu bem-estar interior.
Embora muitos praticantes saibam que Hawayo Takata trouxe o Reiki para o Ocidente e foi responsável pela expansão do sistema, poucos sabem que ela estudou nutrição e não só usou o Reiki como prática de cura mas também usou alimentação como remédio. Segundo Takata, muitas das doenças dos clientes eram causadas por suas próprias dietas. Ela acreditava que a raiz das doenças era o excesso de acidez no corpo, incluindo doenças respiratórias, cardíacas e epilepcia. Assim, não só aplicava Reiki nos seus clientes diariamente, mas também fazia recomendações alimentícias, as quais, se seguidas corretamente, poderiam restaurar o equilibrio entre acidez e a alcalinidade do corpo.
Essa abordagem nos orienta quanto à importancia da aplicação de reiki paralelamente com o cuidado com outras práticas relacionadas á rotina dos receptores, em especial com as práticas alimentares destes. Mostrando ser a alimentação, uma forma não menos importante no tratamento dos corpos físicos e sutis dos buscadores desta técnica de Cura Natural voltada para o equilíbrio total do indivíduo.
Referências Bibliográficas

Brennan, Barbara Ann, Mãos de Luz – São Paulo: Pensamento, 1987
• Upanishad K. Kessler, Reiki: O Caminho do Coração – 4ª ed. São Paulo: Ground, 1998
• Müeller, Brigitte, Reiki: Cure a Si Mesmo – 5ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2001
• Hall, Mari: Reiki Para Doenças Comuns: Um Guia Prático para a Cura – 2ª ed Rio de Janeiro, 2002
Texto de Juliana de Borba Percegona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade em enviar comentários, perguntas e experiências!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Doshas e os 5 Elementos

Doshas e os 5 Elementos
Os 5 elementos estão presentes em todas as coisas em diferentes proporções. Os seres vivos tem esses 5 elementos e uma aura em sua constituição, enquanto os seres não vivos têm apenas os 5 elementos. Estes 5 elementos apresentam-se sob a forma de 3 energias, chamada "Dosha" assim “Tri-Dosha”. O balanço destas 3 energias é conhecido como estado de saúde e o desequilíbrio como doença. Qualquer coisa que restaure o balanço é bom para a saúde. Assim, as dietas, os exercícios físicos, o comportamento ou mesmo os medicamentos podem ser recomendados para restaurar esse equilíbrio e proporcionar saúde. As três energias são denominadas na Ayurveda por Vata, Pitta e Kapha.